Nome da
Ênio José da Costa Brito
notas
01/06/2017

O artigo recolhe as anotações feitas por ocasião da arguição da Dissertação intitulada A poesia de dom Pedro Casaldáliga: doadora de sentido libertador, enriquecidas com dados de uma longa conversa com Clóvis Migotto, autor da pesquisa.

artigos
01/12/2016

A comunicação aponta alguns princípios básicos da Teoria Pós-colonial referente à Literatura, ilustrando com a apresentação da obra de uma intelectual negra no circuito cultural branco do Estado de São Paulo. Ruth Guimarães, professora, romancista, ensaísta, pesquisadora de tradições populares, tradutora que sempre deu voz e vez as tradições populares, tem sua obra muito pouco estudada.

notas
01/06/2015

O autor faz uma apreciação crítica da pesquisa de mestrado de Nathalie de Almeida Hornhardt, cujo objeto foi o filme “Santo forte”, um documentário do cineasta Eduardo Coutinho.

resenhas
01/06/2009

BETHENCOURT, Francisco. História das Inquisições; Portugal, Espanha e Itália. Lisboa: Círculo de Leitores,1994.

notas
01/12/2009

O Autor oferece-nos uma leitura crítica do mais recente trabalho de Afonso Maria Ligorio Soares, que foi sua recente tese de livre-docência, intitulada De volta ao mistério da iniquidade, e que pergunta pelas contribuições da Teologia da Libertação para a questão tão espinhosa da realidade do mal e do sofrimento.

resenhas
01/06/2011

CARVALHO, Talyta Cristina de. Fé e razão na Renascença: o conceito de Deus na obra filosófica de Marsílio Ficino. Dissertação de mestrado em Ciências da Religião apresentada na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2010.

resenhas
01/06/2013

Salvação solidária. O culto às almas à luz da teologia das religiões (Paulinas, 2012) de Maria Ângela Vilhena, é fruto da tese elaborada para obtenção do título de Livre Docente em Teologia na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, no ano de 2009. A pesquisa se realizou por quase dois anos, feita com certa espontaneidade, liberdade e flexibilidade na condução das entrevistas.

notas
01/06/2014

Este texto é um breve comentário sobre a Dissertação de mestrado de Andreia Rocha de Vasconcellos, “Reductio ad silentium”. Ingmar Bergman, os sentidos e ressentimentos da redenção moral em meio aos escombros de Deus”. O objetivo da autora foi analisar o silêncio de Deus “a partir de dois conceitos fundamentais desenvolvidos pelo crítico Jesse Kalin: redução ontológica e geografia da alma”.

notas
15/02/2018

O artigo abre um diálogo com a tese de Antônio Boareto, intitulada Os Orixás e o Senhor Jesus na Casa de Mãe de Santo. Análise da construção cultural da Religião no Quilombo Brotas em Itatiba-SP, revisitando a estrutura, apontando tópicos significativos além de tecer observações pontuais.

resenhas
15/02/2018

VASCONCELOS. Aparecida. “Cristo e o Universo. A visão mística de Teilhard de Chardin”. São Paulo: Paulinas, 2018.

notas
26/11/2018

A intencionalidade deste breve artigo é abrir um diálogo com a tese de Doutorado de Célia Maria Ribeiro, intitulada O Espirito do Pastor: A espiritualidade inaciana no ministério do Papa Francisco. A tese oferece informações preciosas sobre a vida, o ministério e a espiritualidade que ilumina ministério petrino de Francisco.

Sobre o autor
Ênio José da Costa Brito

Professor titular do Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciência da Religião da PUC-SP, Coordenador do Grupo de Pesquisa “Imaginário Religioso Brasileiro (Veredas)” e Vice-Coordenador do Centro de Estudos Culturais Africanos e da Diáspora (CECAFRO-PUCSP).