O Vaticano II e as transformações culturais na América Latina e no Caribe | Post | Ciberteologia - Revista de Teologia e Cultura

Conteúdo

Home / Todos / Notas / O Vaticano II e as transformações culturais na América Latina e no Caribe

O Vaticano II e as transformações culturais na América Latina e no Caribe

Imagem: Cathopic

 

Para cumprir o propósito de estabelecer a relação entre o Concílio Vaticano II e as transformações culturais na América Latina e no Caribe, vamos nos deter de um lado, no Concílio e nos processos por ele desencadeados e, de outro, na América Latina e nas transformações ali ocorridas. No continente americano, as práticas eclesiais entrelaçadas com mudanças sociais e políticas e culturais, encontraram uma tradução e uma visibilidade privilegiadas nas três grandes conferências do episcopado que marcaram os últimos trinta anos: Medellin (1968), Puebla (1979) e Santo Domingo (1992). Nos anos que precederam Santo Domingo, o debate acerca dos 500 anos da chegada dos europeus e dos missionários ao continente, produziu uma aceleração histórica na tomada de consciência da relação entre culturas e evangelização.

 

Palavras-chaves: Vaticano II, Transformações culturais, América Latina, Caribe.

 

Para continuar lendo este artigo, faça o download do pdf abaixo. Se deseja ler outros textos referentes a esta temática, acesse aqui.

BAIXAR PDF

Mais Conteúdos

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa [Política de Privacidade], o que pode acarretar no tratamento de dados pessoais. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.