Contexto e Ambiente do Novo Testamento | Post | Ciberteologia - Revista de Teologia e Cultura

Conteúdo

Home / Todos / Resenhas / Contexto e Ambiente do Novo Testamento

Contexto e Ambiente do Novo Testamento

Imagem: Pixabay

 

LOHSE, Eduard. Contexto e Ambiente do Novo Testamento, trad. Hans Jörg Witter. São Paulo: Paulinas, 2000 – Coleção: Bíblia e História, 302 pp.

 

Há um distanciamento temporal muito grande entre nós e os autores neotestamentários. Eles escreveram para ouvintes do primeiro século dessa era, portanto, toda a mensagem está inserida naquela contexto histórico. A ciência que cuida de reduzir esse distanciamento é a ciência bíblica. A tarefa da ciência bíblica, ao usar os instrumentos de crítica lingüística e histórica, é simplesmente deixar os próprios autores bíblicos nos dizerem suas palavras. Destarte, o cientista deve fazer emergir a intenção do autor dos escritos, deve tentar entender o seu sentido original. Lohse, utilizando-se da sua experiência como biblista, elaborou um livro onde ele concede ao cientista bíblico e a nós, leitores do século XIX, uma fonte concisa de todo o contexto histórico, político, econômico e social do mundo antigo do Novo Testamento, sem esse “contexto” 1 e sem esse “ambiente”2 , as palavras podem tomar rumos diferentes daqueles almejados pelos autores.

 

Para continuar lendo este artigo, faça o download do pdf abaixo. Se deseja ler outros textos referentes a esta temática, acesse aqui.

BAIXAR PDF

Mais Conteúdos

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa [Política de Privacidade], o que pode acarretar no tratamento de dados pessoais. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.