Introdução ao Novo Testamento
Imagem: Arquivo Paulinas
BROWN, Raymond Edward. Introdução ao Novo Testamento, trad. Paulo F. Valério. São Paulo: Paulinas, 2004 – Coleção Bíblia e História. Série Maior, 1135 pp.
"Embora o título Introdução ao Novo Testamento pareça explicar o objetivo deste livro...". Essas são as primeiras palavras escritas por Brown em seu obra recém-lançada no Brasil pela Editora Paulinas. Mas o que será uma Introdução ao Novo Testamento? Essa disciplina científica trata das questões históricas da origem dos livros do Novo Testamento, da sua compilação e da sua tradição textual. A ciência da introdução é, pois, uma disciplina rigorosamente histórica. Mediante o esclarecimento das circunstâncias históricas relacionadas com a origem de cada livro em particular, possibilita o esclarecimento dos pressupostos necessários para a compreensão deles na sua individualidade histórica. Como ciência histórica, a ciência da introdução faz uso dos métodos da pesquisa histórica, e por isso um objetivo plenamente justificável dessa pesquisa é o de lidar com a investigação das circunstâncias relacionadas com a origem e com as ligações literárias destes escritos entre si, encarados particularmente como a parte mais antiga de uma "história da literatura cristã primitiva", e da elucidação da origem do cânon como parte da história da Igreja e da história do dogma.
Para continuar lendo este artigo, faça o download do pdf abaixo. Se deseja ler outros textos referentes a esta temática, acesse aqui.