Nome da
Editorial

Edição 24 - Ano V - Julho/Agosto 2009 - ISSN 1809-2888
4º Aniversário da Revista Ciberteologia
01/07/2009

Com esta edição, Ciberteologia comemora seu quarto aniversário. Sem deixar de ser ainda uma jovem revista científica, ela segue amadurecendo seu propósito de oferecer a nossos leitores e leitoras um acervo qualificado de textos inéditos ou trabalhos significativos da área que, embora já publicados anteriormente no formato livro, estão esgotados e fora do alcance de estudantes e pesquisadores da área de estudos da religião. Nosso presente de aniversário, você já está saboreando: novo visual, mais recursos, maior interação com o internauta.

Mas ainda tem muito mais. Na seção de Artigos, Alonso Gonçalves escreve Deus absolvido: a contribuição de Andrés Torres Queiruga para o problema do mal. O teólogo galego tem merecido o devido destaque por intentar formular uma teologia contextualizada e libertadora que toma como ponto de partida a secularização e a Modernidade. Um de seus temas prediletos é a questão do mal. Este artigo pretende, de forma panorâmica, apresentar suas ideias sobre o tema.

Como tomar uma decisão moral, de Gene Ahner, um especialista em Ética nos negócios, é um texto extraído de obra recente do autor, e que oferece algumas sugestões sobre como proceder, no dia-a-dia das empresas a difíceis decisões morais.
A cristologia correlacional de Paul F. Knitter é o título do estudo de Albert Moliner. O artigo é parte da tese doutoral do autor, que expõe aqui o modelo cristológico do teólogo Paul F. Knitter, um dos principais defensores de uma perspectiva pluralista na teologia das religiões.

Na seção Comunicação, Antonio Francisco Lelo escreve o texto Anúncio querigmático: sobre o novo livro de Joseph Gevaert. Ele comenta a obra que está prestes a sair no Brasil: O primeiro anúncio: finalidade, destinatários, conteúdos, modalidade de presença. Assinada pelo conceituado Professor Joseph Gevaert, ela aborda um tema urgente e necessário para a reflexão atual à luz do Documento de Aparecida (DAp).

Finalmente, brindamos o leitor com um aperitivo do que vem por aí: o novo livro de Roger Haiight. Aqui selecionamos um trecho de sua eclesiologia, intitulado Princípios para uma eclesiologia histórica à luz do século XX.

Na coluna Teologia Aberta, publicamos a recente Mensaje a los consagrados y consagradas de America Latina y el Caribe, divulgada no final da da XVII Assembleia Geral da Confederação Latinoamericana e Caribenha de Religiosos e Religiosas, no marco do 50º aniversário da CLAR, que se realizou em Bogotá dos dias 19 a 27 de Junho, com a presença de 83 Religiosos e Religiosas, representantes de 22 Conferências Nacionais, e teve por lema: “Rumo a uma Vida Religiosa místico-profética que se revitaliza para dar vida”.

Na seção de Resenhas, João Batista Libanio nos oferece sua apreciação do livro de próxima publicação no Brasil: Em busca do Pai: um “lugar” para Deus no mundo de hoje, de Gian Carlo Svidercoschi.

Eis a edição completa a seu dispor. Aproveite, então, e nos envie suas críticas e sugestões.

E, mais uma vez, recordamos a pesquisadores e autores com escritos originais afins a nosso projeto editorial que podem nos enviar seus trabalhos (artigos, notas, resenhas), desde que atendam nossas normas de publicação (enviar para: ciberteologia@paulinas.com.br).