EDITORIAL

Ciberteologia acaba de levar ao ar seu novo número. Continuamos decididos a prestar nossa colaboração a fim de que o pensamento teológico encontre seu lugar na era da informação e não fique a reboque das novas técnicas cibernéticas.
Esta edição destaca a celebração do quadragésimo aniversário de conclusão do Concílio Ecumênico Vaticano II. Traz alguns estudos que procuram destacar o impacto, a recepção e os frutos que continuam a brotar na Igreja universal desde que o papa João XXIII teve a feliz intuição de convocar a Igreja para o “aggiornamento”.
Na seção de Artigos trazemos uma revisão primorosa daqueles acontecimentos, oferecida pelo prof. Ney de Souza, que ajuda-nos a retomar o Contexto e desenvolvimento histórico do Concílio Vaticano II.
Igualmente oportuno é o trabalho de José Oscar Beozzo, que analisa o Vaticano II e as transformações culturais na América Latina e no Caribe. O texto é fruto de um amplo projeto de estudo do Vaticano II proposto pela Universidade de Tübingen, na Alemanha e que aconteceu em Stuttgart no final da década de 90. Permanecia ainda inédito. O autor oferece-nos aqui a versão integral do estudo (uma versão mais sucinta acaba de sair pela revista “Religião & Cultura”, da PUC/SP), que estará disponível para os ciberleitores a partir da 1ª semana de novembro.
Também merece destaque o artigo do teólogo e atual presidente da ASETT (Associação de Teólogas e Teólogos do Terceiro Mundo) Diego Irarrazával, que nos oferece o texto Evangelio inculturado y universal, especialmente escrito para Ciberteologia. O autor salienta a delicadíssima proposta de evangelizar a partir de nossas culturas e sem exclusão de nenhuma ordem. Completando o bloco de Artigos inéditos, Julio Fontana escreve um atualizado comentário bíblico acerca dos milagres de Jesus.
Na seção de Comunicações, trazemos dois estudos: O que a tentação de Adão significa para nós hoje?, também redigido por J. Fontana, e Atitude cristã frente aos conflitos humanos, do biblista João Luiz Correia Jr. Compõem também a seção uma reflexão sobre O Cristianismo Pentecostal, de João Décio Passos, e a crônica Criados para trabalhar?, de Afonso M. L. Soares, sobre a concepção de trabalho nas religiões.
Recordamos ao leitor que a revista está modelada de forma a aproveitar ao máximo os recursos desta mídia; assim, o número atual será paulatinamente entregue ao público, à medida que os textos vão sendo selecionados e editados. Novos textos e resenhas irão ao ar nas próximas semanas. Fique atento.
Aproveite também para rever ou fazer download dos textos dos números anteriores, além de manter-se atualizado sobre todo tipo de informação referente ao dia-a-dia da Editora: lançamentos, obras no prelo, etc.
Enfim, usufrua à vontade de nossa Biblioteca Teológica Digital, boas pesquisas e uma ótima ciberleitura!


Afonso Maria Ligorio Soares (Redator)

EDIÇÕES ANTERIORES