Nome da
Editorial

Edição 29 - Ano VI - Maio/Junho 2010 - ISSN 1809-2888
5º Seminário Regional da Soter
01/05/2010

A 29ª edição de Ciberteologia é um número especial. Anualmente, a Sociedade de Teologia e Ciências da Religião (Soter), em sua versão Regional (Regional Centro-Oeste), realiza em Goiânia, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), o seu Seminário Regional. Em 2009, a quinta versão do evento ocorreu entre os dias 16 e 17 de maio e contou com a participação de cientistas da Religião, teólogos(as), mestrandos(as) e doutorandos(as), pesquisadores(as) e sócios(as) da Soter Regional.

Este número de Ciberteologia é o resultado das reflexões e debates provocados ao longo dos dois dias por nossos(as) pesquisadores(as). Os seminários da Soter Regional são caracterizados pela singeleza de seus encontros; pelo espaço de diálogo entre pesquisadores(as) mais experientes e aqueles(as) que agora estão se inserindo no mundo da reflexão acadêmica voltado para as Ciências da Religião e a Teologia. Tais seminários acontecem graças ao empenho e à persistência do coordenador Regional, o professor doutor Valmor da Silva, que não mede esforços para manter viva, dinâmica e produtiva a Soter Regional, e à colaboração sempre atuante da Soter Nacional, através de seu atual presidente, o professor livre-docente Afonso Maria Ligorio Soares, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), que, na medida do possível, incentiva, motiva e se faz presente neste canto do Brasil. Aos dois, nós, sócios e sócias da Soter Regional, queremos agradecer e prestar nossa admiração e reconhecimento pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento das pesquisas e dos debates no âmbito das Ciências da Religião e da Teologia no Centro-Oeste do Brasil.

E é com este espírito de simplicidade que queremos apresentar ao público mais amplo o resultado das nossas pesquisas, que refletem um pouco os interesses e preocupações de nossos(as) pesquisadores(as) do Centro-Oeste brasileiro. Renunciaremos a uma exposição pormenorizada de cada texto, pois julgamos que cada leitor(a) se deixará conduzir pela sua sensibilidade, pela sua curiosidade e pelo desejo de descobrir, por si próprio(a), por e para onde levam as reflexões aqui apresentadas.

Nesse sentido, desejamos boa leitura e um ótimo aproveitamento dos conteúdos!

Irene Dias de Oliveira e Ivoni Richter Reimer (Editoras ad hoc)