EDITORIAL

Ainda no espírito do tempo pascal, trazemos a nossos leitores e nossas leitoras mais um número da revista eletrônica Ciberteologia. Chegamos à nossa 5ª edição com uma nova seleção de textos teológicos tão candentes quanto atuais — de Juan Luis Segundo, Afonso Maria Ligorio Soares, Orlando Espín, Diego Irarrázaval, entre outros —, que talvez pudessem ser reunidos sob o termo do diálogo.
Os dois artigos de Juan Luis Segundo repropõem — o primeiro — o diálogo sempre atual entre pensamento filosófico e reflexão teológica, além de — no segundo texto — discutir a urgente necessidade de aproximação entre o magistério hierárquico e a liberdade crítica do pensador. O desafio é ainda maior para ambos os interlocutores porque, como bem salienta o texto de Diego Irarrázaval, a pluralidade de fato nas teologias contemporâneas exige que recoloquemos, sempre, o tema do pluralismo de direito ad intra e ad extra.
Os trabalhos de Orlando Espín e Afonso Maria Ligorio Soares são exercícios práticos de diálogo com as tradições religiosas africanas. O primeiro ensaia uma releitura crítica de um mito tradicional à luz da teologia cristã; o segundo oferece-nos uma resenha crítica do acidentado percurso de encontros e desencontros, no Brasil, entre a tradição católica e o legado que recebemos de nossos ancestrais africanos.
Enfim, e como sempre, nosso desejo é prosseguir estimulando a leitura e a reflexão acadêmicas, colocando ao alcance do público mais amplo um pouco do acervo intelectual, teológico e pastoral de Paulinas Editora.
Nesta viagem, continuamos contando com a participação de todas as pessoas interessadas no incremento da produção e da divulgação do pensamento teológico. Pesquisadores e autores com escritos originais afins a nosso projeto podem enviar-nos os seus trabalhos (artigos, notas, resenhas), que serão muito bem-vindos.


Boa ciberleitura!
Afonso Maria Ligorio Soares (Redador)

EDIÇÕES ANTERIORES