EDITORIAL

Esta 32ª edição de Ciberteologia continua celebrando nosso 5º ano de contribuição aos estudos de religião no Brasil. Em edição trilíngue (português-inglês-espanhol), mais uma vez trazemos a público uma seleção de Artigos, Notas e Resenhas, além de eventuais seções que tratam, de forma breve, de temas tais como Literatura, Textos sagrados e Espiritualidade. Eis a seleta deste bimestre.

Abrimos com a seção de ARTIGOS, que traz o estudo de Anderson de Oliveira Lima, Roma e os camponeses da Galileia: os motivos que proporcionaram o nascimento do movimento de Jesus de Nazaré. O autor discute as circunstâncias históricas e sociais que envolveram a atividade de Jesus na Galileia do século I. Procurando compreender o modo de dominação imposta pelo Império Romano no território judeu, e como isso afetou o modo de vida dos camponeses de regiões como Nazaré e Cafarnaum, o movimento liderado por Jesus poderá ser visto como uma reação popular à opressão imperial.

Em seguida, A vida nascente nas Sagradas Escrituras e na história da Igreja, de Mário Antônio Sanches e José Odair Vieira, discutem a pesquisa sobre a vida nascente e a situam na história, na teologia e na antropologia bíblica a fim de dialogar com a ciência contemporânea. Fecha a seção o texto de Marciel Colonetti e Mário Antônio Sanches, Evolução e criação: em busca do diálogo, que tem por objetivo tecer uma análise sobre a relação entre evolução e criação, tendo como cenário a discussão entre religião e ciência.

Na seção de NOTAS, seis sucintas reflexões, de caráter didático, completam esta edição: Por que a amizade?, de Fernando Sidnei Fantinel e Rafael Bento Pereira; Por que a educação? de Everaldo Cescon; Por que a ética? de Idalgo José Sangalli; Por que a justiça? de Francisco Cichero Kury; Por que a liberdade? de Ulisses Bisinella e Por que a virtude? de Fernando Sidnei Fantinel. Além disso, fiquem atentos às seções de Literatura, Resenhas e Notícias. E não deixem de acessar e nossa seção de Livros digitais, onde se encontram os Anais dos últimos 3 Congressos da Soter – Sociedade de Teologia e Ciências da Religião.

Boas ciberleituras!

Afonso M. L. Soares

EDIÇÕES ANTERIORES