EDITORIAL

Ciberteologia traz a público seu terceiro número, o primeiro de 2006. Persistimos na decisão de colaborar para que o pensamento teológico encontre seu lugar na era da informação e não desperdice o espaço oferecido pelo novo mundo cibernético.
O destaque desta edição é o teólogo uruguaio Juan Luis Segundo. Há dez anos, em 17 de janeiro de 1996, aos 70 anos de idade, perdíamos este renomado jesuíta e um dos fundadores da Teologia da Libertação. O volume e a qualidade de suas obras, vivo testemunho de sua fé, são até hoje admirados pelo mundo afora. Em sua homenagem, Paulinas Editora lançou recentemente a obra coletiva Dialogando com Juan Luis Segundo. Ademais, com o propósito de oferecer ao ciberleitor um aperitivo e algumas chaves-de-leitura de seu pensamento, dedicamos a ele este número. Além de artigos sobre sua produção, há excertos de alguns de seus principais livros: Que mundo, que homem, que Deus?; O homem de hoje diante de Jesus de Nazaré e O caso Mateus.
Na seção de Artigos trazemos um trabalho de Odair Pedroso Mateus – O triunfo da graça na gênese da teologia de Juan Luis Segundo – originalmente publicado na revista Cuadernos de Teologia, do ISEDET (Instituto Superior Evangélico de Estudos Teológicos) de Buenos Aires (v. 16, n. 1-2, 1997, pp. 21-41), e que mui gentilmente nos autorizou sua publicação on-line. De Afonso M. L. Soares é o texto A inculturação do símbolo cristão nas comunidades de tradição afro: reflexões provocadas pela leitura de J. L. Segundo. Como o próprio título evidencia, trata-se de um esforço de análise da complexa realidade do sincretismo afro-católico à luz do método e da perspectiva de J. L. Segundo. Completam a seção dois excertos da autoria do homenageado, publicados por Paulinas e já esgotados: A ética de um só mandamento (capítulo 7 de O caso Mateus; os primórdios de uma ética judeu-cristã) e A graça e seus sinais (último capítulo de Que mundo, que homem, que Deus?; aproximações entre ciência, filosofia e teologia).
Na seção Comunicações, estão à disposição dois textos: um excerto de J. L. Segundo, O “evangelho da cruz” e sua chave (extraído de O homem de hoje diante de Jesus de Nazaré) e o texto inédito de Julio Fontana, Você consegue perscrutar os mistérios de Deus?
Recordamos ao leitor que a revista está modelada de forma a aproveitar ao máximo os recursos desta mídia; assim, o número atual será paulatinamente entregue ao público, à medida que os textos vão sendo selecionados e editados. Novos textos e resenhas irão ao ar nas próximas semanas. Fique atento.
Aproveite também para rever ou fazer download dos textos dos números anteriores, além de manter-se atualizado sobre todo tipo de informação referente ao dia-a-dia da Editora: lançamentos, obras no prelo, etc.
Enfim, usufrua à vontade de nossa Biblioteca Teológica Digital, boas pesquisas e uma ótima ciberleitura!


Afonso Maria Ligorio Soares (Redador)

EDIÇÕES ANTERIORES