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Editorial

Edição 38 - Ano VIII - Abril/Junho 2012 - ISSN 1809-2888
Homenagem ao teólogo Padre José Comblin
01/04/2012

Esta 38º edição de Ciberteologia: Revista de Teologia & Cultura sai a público em período que os cristãos dedicam à celebração pascal. E de maneira especial quer homenagear o teólogo Padre José Comblin, falecido há um ano, com 88 primaveras, na manhã dominical do dia 27 de março. Estava no interior da Bahia, ministrando um curso para comunidades de base. Segundo testemunhou na época o Padre José Oscar Beozzo, Padre Comblin levantou-se cedo, tomou banho, aprontou-se, mas não apareceu para a oração da manhã. “Perdemos um mestre e um guia inquieto e exigente como os velhos profetas, denunciando sempre nossas incoerências na fidelidade aos preferidos de Deus: o pobre, o órfão, a viúva, o estrangeiro. Trabalhou por uma Igreja profética a serviço destes últimos nas nossas sociedades” – lamentou padre Beozzo.

Nascido em Bruxelas, na Bélgica, em 1923, Comblin foi ordenado padre em 1947. Fez doutorado em teologia pela Universidade Católica de Louvaina e chegou ao Brasil em 1958. Em Recife, a convite de Dom Helder Câmara, foi professor no Instituto de Teologia do Recife.

Expulso do Brasil em 1971 pelo regime militar, Padre Comblin exilou-se no Chile durante oito anos, de onde também foi expulso em 1980 pelo general Pinochet. Voltando ao Brasil, foi morar na Paraíba, em Serra Redonda. Estudioso da Igreja da América Latina, escreveu obras como a “Teologia da Enxada”, uma corrente teológica surgida em 1969 na Igreja Católica do Nordeste do Brasil que tem como base a reflexão a partir da vivência cristã e teológica nas comunidades pobres.

Seu corpo foi velado em Salvador, e de acordo com vontade manifestada aos amigos, Padre Comblin foi sepultado no Santuário do Padre Ibiapina, localizado em Santa Fé, povoado que faz parte do município de Solânea, na Paraíba.

Em sua homenagem, Ciberteologia publica 2 artigos sobre seu pensamento, ambos da teóloga Alzirinha Souza: Teologia da Enxada: Evangelização inculturada e inculturante e A ação transformadora: Chave de aproximação entre José Comblin e Henri Bourgeois. O primeiro artigo apresenta a experiência de formação realizada no Nordeste Brasileiro, pelo Padre José Comblin, em conjunto com a equipe de formação do ITER – Recife, no período de 1969 – 1971, que ficou conhecida como a Teologia da Enxada, por ter sido realizada junto aos agricultores do semi-árido nordestino que ao contrário dos grandes proprietários que possuem máquinas e equipamentos, tem em geral somente este instrumento para o trabalho na lavoura. A autora trata desse tema na perspectiva da história, do método e da inovação na pedagogia missionária.

No segundo artigo, a autora apresenta a categoria da ação transformadora como o ponto de aproximação entre a Teologia Francesa, através do pensamento de Henri Bourgeois, e a Teologia Latino Americana da Libertação através do pensamento de José Comblin. Em tempos de aparente inércia da prática libertadora, esse artigo vem mostrar que independente do contexto em que se encontram (Europeu e Latino Americano) a Teologia tem um papel que lhe é próprio: impulsionar os atores sociais a assumirem sua responsabilidade e ação no processo transformador da história.

Merece ainda destaque o Artigo de Maria Teresa Moreira Rodrigues, Os Exercícios Espirituais de Loyola e a psicanálise. Limites: prazer e realidade dentro da dimensão espiritual, em que a autora, que é psicanalista e acompanhante espiritual dos que se propõem a fazer os Exercícios Espirituais (EE) de Inácio de Loyola, tenta comunicar neste texto as coincidências e a complementaridade entre a proposta de Freud e a de Loyola. Afirma que a familiaridade com a psicanálise lhe permitiu perceber que os EE operam não apenas um processo emocional de autodescoberta, mas também um processo espiritual. Como psicanalista, ela pode apreender a tensão psíquica que subjaz aos EE, e que remete o exercitante não só a uma busca da vontade divina para sua vida, mas também a uma busca de si mesmo.

Fecha a seção de Artigos o texto Teologia Pública: entre a construção e a possibilidade prática de um discurso, de Alonso Gonçalves, que tem como objetivo conceituar o termo Teologia Pública, fazendo um breve levantamento de algumas abordagens e experiências.

Além destes, o leitor poderá ainda desfrutar das seções NOTAS, TEOLOGIA ABERTA, ARTES & LITERATURA e RESENHA.

Bom proveito e uma Feliz Páscoa a todos!!!

Afonso M. L. Soares (Redator)

  • Artigos
    01/06/2012

    O presente artigo apresenta a experiência de formação realizada no Nordeste Brasileiro, pelo Padre José Comblin, em conjunto com a equipe de formação do ITER – Recife, no período de 1969 – 1971, que ficou conhecida como a Teologia da Enxada, por ter sido realizada junto aos agricultores do semi-árido nordestino que ao contrário dos grandes proprietários que possuem máquinas e equipamentos, tem em geral somente este instrumento para o trabalho na lavoura.

    01/06/2012

    A autora, que é psicanalista e acompanhante espiritual dos que se propõem a fazer os Exercícios Espirituais (EE) de Inácio de Loyola, tenta comunicar neste artigo as coincidências e a complementaridade entre a proposta de Freud e a de Loyola. Afirma que a familiaridade com a psicanálise lhe permitiu perceber que os EE operam não apenas um processo emocional de autodescoberta, mas também um processo espiritual.

    01/06/2012

    Este artigo apresenta a categoria da ação transformadora como o ponto de aproximação entre a Teologia Francesa, através do pensamento de Henri Bourgeois, e a Teologia Latino Americana da Libertação através do pensamento de José Comblin. Em tempos de aparente inércia da prática libertadora, esse artigo vem mostrar que independente do contexto em que se encontram (Europeu e Latino Americano) a Teologia tem um papel que lhe é próprio: impulsionar os atores sociais a assumirem sua responsabilidade e ação no processo transformador da história.

    01/06/2012

    O artigo tem como objetivo conceituar o termo Teologia Pública. Em linhas gerais, o texto pretende abordar algumas ideias sobre o tema – Teologia Pública – fazendo um breve levantamento de algumas abordagens e experiências. Levando em consideração a sociedade plural, global, e o sistema democrático de governo, a Teologia Pública pode participar desse processo apontando caminhos em busca de um bem comum.

  • Resenha
    01/06/2012

    CARDENAL, Ernesto. La revolución perdida: memorias 3. Madrid: Trotta, 2004.

  • Notas
    01/06/2012

    Nossa intenção, neste trabalho, é argumentar a respeito da contribuição que a Ciência da Religião vem trazer para o diálogo inter-religioso. Nossa proposta tem por princípio as limitações que, a nosso ver, as teologias cristãs das religiões encontram para mediar ou para realizar adequadamente esse diálogo.

    01/06/2012

    Este texto procura um diálogo da figura do demônio com o imaginário popular religioso. O objetivo é fazer uma abordagem da religiosidade popular a partir da obra literária Grande sertão: veredas, de João Guimarães Rosa. Essa abordagem trabalha a tentativa de interpretação sobre a figura do demônio.

    01/06/2012

    A proposta é analisar como a Igreja Católica assume e recomenda a educação para a comunicação, no processo, formação de lideranças e audiências das mídias no contexto atual. O trabalho analisa a publicação A comunicação na vida e missão da Igreja no Brasil (Coleção Estudos da CNBB, n. 101), cujo capítulo IV intitula-se “A mídia e a urgência educativa”.

    01/06/2012

    A teoria social de Durkheim sobre o suicídio ajuda-nos a enxergar as questões problemáticas da sociedade e delas abstrairmos as suas consequências para as populações afro-brasileiras. Numa análise da pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicada em 2011 sobre o tema referido na teoria do autor citado, é possível perceber um cruzamento que favoreça a ideia de que os jovens negros suicidam-se mais do que os jovens brancos por causa de sua anomia social. Nosso objetivo neste artigo é comparar esse quadro social com a história das populações afro-brasileiras e os estereótipos discriminatórios forjados pela sociedade.

    01/06/2012

    Nas meditações desta edição, o autor discorre sobre o tema de um Deus misericordioso e compassivo, redescobrindo uma face divina que permaneceu oculta durante séculos. Em seguida, concentra-se na reflexão sobre outro tema de extraordinária relevância: um Deus como força de vida que leva à comunhão. E conclui, sempre na intenção de adentrar de forma reverente o mistério da fé, refletindo sobre um tema que aparece com frequência no testemunho bíblico: Deus ama seu povo. O ponto de ligação entre os temas aparece no fato de que o impulso para a comunhão só pode nascer de um amor verdadeiro.

    01/06/2012

    Um filme é uma vida! Um filme tem vida. É feito a partir de muitas vidas (o enredo), por muitas vidas (diretor, atores e equipe) e para muitas vidas (todos nós). Um filme nunca é apenas a impressão inicial que ele nos deixa. Como não o é qualquer momento de nossa vida. É preciso deixar que ele nos penetre e, pouco a pouco, vamos sendo “tomados” pelo que ele nos apresentou e revelou. Talvez não possamos dar-nos conta do quanto cada momento nos afeta. Mas creio, do fundo do coração, que é melhor que nos demos conta. E, escrevendo, dou-me conta de que já estou falando da trama do filme: não nos damos conta do número incalculável de desdobramentos (muitas vezes nefastos) que um gesto pode conter.

    01/06/2012

    O filme ficou presente em mim, como um presente, por vários dias. Querendo saber apenas quem era o diretor, descubro que é o mesmo de “Procurando Elly”, filme belo, profundo e atual (comentei em 2010). Novamente Asghar Farhadi é brilhante: numa linguagem cinematográfica moderna e dinâmica, e a partir de situações atuais, ele nos apresenta temáticas “velhas” e universais, como o tempo. Nader (N.) e Simin (S.) têm uma filha, Termeh (T.). O pai de Nader mora com eles e está com Alzheimer. Simin quer outros horizontes para si e para sua filha, e acredita que os terá indo viver em outro país. Nader não deseja isso e não quer deixar o velho pai.