Nome da
Editorial

Edição 04 - Ano II - Março/Abril 2006 - ISSN 1809-2888
O mistério da ressurreição
01/03/2006

Os cristãos, mais uma vez, preparam-se para celebrar a Páscoa. E mais uma vez, os nossos olhos se voltam para as tantas contradições existentes nos países cristãos e os muitos conflitos mundiais entre religiões. Que distância da esperança que brotara daquela manhã da ressurreição!

Esta 4ª edição de Ciberteologia preparou para você uma seleção de textos de excelentes teólogos da atualidade – Andrés Torres Queiruga, Roger Haight, Adolphe Gesché, Jean-Michel Maldamé, entre outros – que nos ajudam a refletir, com a necessária densidade e de diferentes perspectivas, sobre o mistério da ressurreição.

Como sempre, nosso desejo é prosseguir estimulando a leitura e a reflexão acadêmicas, colocando ao alcance do público mais amplo um pouco do acervo intelectual, teológico e pastoral de Paulinas Editora.

Nesta viagem, continuamos contando com a participação de todas as pessoas interessadas no incremento da produção e da divulgação do pensamento teológico. Pesquisadores e autores com escritos afins a nosso projeto podem nos enviar seus originais (artigos, comunicação, resenhas), que serão muito bem-vindos.

Boa ciberleitura!

Afonso Maria Ligorio Soares (Redador)

  • Artigos
    01/04/2006

    A questão da vida após a morte está presente em todas as religiões e no horizonte de toda sabedoria. A questão é essencial para afirmar o sentido e o valor da vida. Para perceber a especificidade e o estatuto da esperança, convém identificar as dificuldades da esperança na ressurreição.

    01/04/2006

    Este artigo apresenta um resultado que, como o enunciado do título indica, apresenta um caráter claramente dialético. Por um lado, a reflexão procurou mover-se sempre dentro daquela compreensão prévia comum da qual, de um modo ou de outro, partem todos os que se ocupam da ressurreição. Por outro, ela esteve durante todo o tempo consciente de que o aparentemente “comum” está desde o início.

    01/04/2006

    O artigo mostra que até o século XIX, a crença na ressurreição de Jesus era um dado inabalável e incontroverso no cristianismo ocidental. O Iluminismo e a crítica histórica do século XIX, no entanto, suscitaram uma série de questionamentos.

    01/04/2006

    Escolhendo falar da Ressurreição de Jesus pelo viés do tema da Descida ao Inferno, escolhe-se antes de tudo o mais difícil e problemático: o de todos os riscos da ingenuidade cosmológica e de todos os perigos da deriva mitológica. Por que tentar, em campo já tão difícil e delicado, empreitada tão paradoxal?

  • Resenha
    01/04/2006

    Soares, Afonso Maria Ligorio. Dialogando com Juan Luis Segundo. São Paulo (Brasil): Ed. Paulinas, 2005. 255p. ISBN: 85-356-1637-3

  • Notas
    01/04/2006

    A realidade do sofrimento e da morte foi sempre um espinho para nós humanos. Prova inconteste de nossa pequenez, em confronto direto com nossa ambição de poder e perenidade.

    01/04/2006

    A Teologia Espiritual, que há menos de cem anos começou a ser ensinada nas faculdades romanas e só entrou no currículo oficial da Igreja há 75 anos, sob a designação de Teologia Ascética e Mística.

    01/04/2006

    Se a palavra “ressurreição” é a última da vida, não poderia deixar de ser a primeira da fé. Expressão do impacto de Cristo sobre semitas há dois mil anos, adquire todo o seu sentido da experiência que eles viveram e da cultura que havia modelado seus espíritos.

    01/04/2006

    Nestes tempos de guerra e de confrontos políticos, econômicos e culturais nos deparamos com a grande crise do capital e o “colapso da modernização”. Crise… Colapso…

    01/04/2006

    O Conselho Mundial de Igrejas (CMI) possui alguma relação com o movimento ecumênico? Pelo próprio nome que carrega já podemos notar que todas as ações praticadas pelo CMI desembocam no ecumenismo.

    01/04/2006

    Esta obra, nascida de uma colaboração entre exegetas canadenses, suíços e franceses, vem preencher uma lacuna: os biblistas universitários de língua francesa raramente se arriscam sobre o tema da ressurreição.