V Conferência Geral do Episcopado latino-americano e caribenho | Editorial | Ciberteologia - Revista de Teologia e Cultura

EDITORIAL

Eis a 11ª edição de Ciberteologia, que entra na rede no clima da V Conferência Geral do Episcopado latino-americano e caribenho, em Aparecida-SP, Brasil. Continua no ar a seção Rumo à V Conferência, na qual Ciberteologia coloca à disposição uma série de artigos e informações a respeito da V Conferência. Novos textos estarão disponíveis ao longo deste mês, procurando, na medida do possível, interagir com os acontecimentos de Aparecida.


Também damos sequência ao Dossiê Jon Sobrino. Há 2 meses, foi publicada a Notificação da Congregação para a Doutrina da Fé referente a duas obras do teólogo Jon Sobrino-SJ, que vive em El Salvador. É importante salientar que a Notificação não toma nenhuma medida para silenciá-lo, ou para evitar que suas obras sejam lidas ou adotadas nas escolas católicas. No entanto, devido à relevância do episódio e à repercussão que obteve mundialmente, Ciberteologia decidiu manter este espaço para continuar reproduzindo as principais reações, artigos e comentários que vêm circulando na mídia. Nosso intuito é principalmente o de informar, oferecendo-nos também como fórum de debates sobre o caso e suas consequências para a Igreja presente na América Latina e Caribe.


Quanto aos Artigos desta edição, a maioria relaciona-se com a Escatologia e os tradicionais Novíssimos. O primeiro deles é Cidadãos do Céu, de Cláudio Bollini. A esperança no “além” é o segundo, de Sebastián Politi. Segue-o Antecipação do além, de Federico Revilla. E depois, de J.L. Segundo, A presença ou ausência do imaginário infernal. Todos se propõem a uma revisão dos parâmetros costumeiros da fé cristã em torno desses temas. O último artigo é a parte final do texto de Giuseppe Barbaglio, Curandeiro em um mundo de curandeiros. Nesta continuação do artigo, o Autor prossegue em sua análise da ação taumatúrgica de Jesus nas diversas fontes cristãs que a atestam, de Marcos e a fonte Q até as tradições próprias de Mateus e Lucas e um dito do Evangelho de Tomé.


Na seção Comunicação, oferecemos três estudos. De Raymond E. Brown, a segunda parte do texto A concepção virginal nas narrativas da infância de Jesus. Em seguida, o denso texto de Wolfhart Pannenberg, Teologia e filosofia hoje, cujo livro será proximamente lançado no Brasil. Por fim, de Edgard Faya, algumas Questões ao texto Os enganos sobre o sagrado, em que o articulista propõe-se a uma leitura crítica do citado ensaio de Frank Usarski, publicado no livro Constituintes da ciência da religião (Paulinas, 2006). Completam o número também as já conhecidas Resenhas.


Está entregue a décima primeira edição de Ciberteologia. Renovamos o convite a pesquisadores e autores com escritos originais afins com o nosso projeto editorial: podem enviar-nos seus trabalhos (artigos, notas, resenhas), desde que atendam a nossas normas de publicação. Aproveitamos para agradecer aos articulistas deste número por sua generosa colaboração.


Afonso Maria Ligório Soares

EDIÇÕES ANTERIORES

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa [Política de Privacidade], o que pode acarretar no tratamento de dados pessoais. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.