Nome da
ARTIGOS

Edição 58 - Ano XIV - Maio/Dezembro 2018 - ISSN 1809-2888
50 anos de Medellín: memória e provocações à vida religiosa consagrada e aos sacerdotes
06/08/2018

Resumo: Este artigo busca apresentar, refletir, atualizar e popularizar a temática dos relatórios sobre os Religiosos (VRC) e os Sacerdotes adscritos nas conclusões Finais da II Conferência Geral do Episcopado latino Americano. Para equacionar essa proposta será apresentado uma visão panorâmica sobre a celebração da Conferência e a elaboração de suas conclusões. Em seguida, veicular-se-á o conteúdo dos dois relatórios. Por fim, algumas alusões a aplicação, recepção, vivência e atualidade histórica desses documentos na realidade eclesial da América latina, mormente no Brasil, serão pontuados. A metodologia aplicada a essa pesquisa será a da revisão bibliográfica e a perspectiva de abordagem será feita por um viés histórico.

Introdução
O despontar de dois mil e dezoito recorda à Igreja católica na América Latina e, com ela, à Igreja universal, os cinquenta anos da II Conferência Geral do Episcopado Latino Americano. Trata-se de um evento ímpar, pois como poucos momentos eclesiais, Medellín marcou, em várias latitudes a tessitura da Igreja neste continente. Não sem razão, teólogos e historiadores atestam que nesse documento, por antonomásia, firmou-se a ata de fundação da Igreja na América Latina. Alcunhou-se as conclusões decorrentes dessa Conferência de a certidão de nascimento de uma Igreja autenticamente latino-americana.

As Conferências Gerais do Episcopado Latino Americano são um instrumental de trabalho utilizado pela Igreja desde 1955. Ao todo já foram celebradas cinco Conferências Gerais (Rio de Janeiro, 1955; Medellín, 1968; Puebla, 1979; Santo Domingo, 1992; Aparecida, 2007). Elas, em sua dinâmica interna, são pautadas por um caráter eminentemente pastoral e são o viés pelo qual a Igreja no continente tenta avaliar, direcionar e dinamiza sua ação evangelizadora. Por isso, não debatem verdades de fé ou questões dogmáticas já estabelecidas. 

Medellín, nessa perspectiva, buscou traduzir em feições e traços latino-americanos as opções pastorais da Igreja no continente. Ela o fez a partir da lufada renovadora que brotou do Concílio Vaticano II e da coragem profética de alguns membros do episcopado da América latina, em geral, signatários do Pacto das Catacumbas. A II Conferência Geral do Episcopado Latino Americano buscou aplicar – e de certo modo transcendeu – os postulados conciliares, na realidade da América Latina e do Caribe.

Dado a carga simbólica e o espírito que marcou Medellín e a Igreja na América Latina após a realização desse evento, este artigo buscará revisitar a II Conferência Geral e seu texto conclusivo. De modo particular, buscar-se-á apresentar dois relatórios que fazem parte do coligido de documentos que compõe as conclusões finais da II Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e caribenho, a saber: sacerdotes e religiosos. O primeiro documento busca apresentar traços para uma vida religiosa consagrada moldada pelo Vaticano II e à luz da realidade Latino-Americana. O Segundo apresenta elementos para a renovação do ministério Sacerdotal. São respectivamente o décimo primeiro e décimo segundo relatórios, adscritos na terceira sessão das Conclusões de Medellín.

O objetivo deste artigo será apresentar o conteúdo desses relatórios e popularizar sua temática. Para equacionar esse certame, uma visão panorâmica sobre a Conferência e a elaboração geral das conclusões será veiculada. Em seguida, será apresentado o conteúdo dos dois relatórios acima mencionados e, por fim, algumas alusões à sua aplicação na realidade eclesial da América latina, especificamente no Brasil, serão acenados. A metodologia aplicada a essa pesquisa será a da revisão bibliográfica e a perspectiva de abordagem será feita por um viés histórico-teológico.

1. No princípio era a intuição...
Nas últimas sessões do Concílio Vaticano II, movidos pela certeza que alguns temas pertinentes à Igreja Latino-americana não haviam sido contemplados na reflexão conciliar, dois bispos, Manoel Larraín Errázuriz, presidente do CELAM e Dom Helder Câmara, seu vice-presidente, solicitaram ao Papa Paulo VI a convocação de uma assembleia geral do Episcopado Latino Americano. O intuito seria traduzir para a realidade do continente os principais postulados do Concílio. A proposta tornou-se cara aos olhos do Pontífice que, além de assenti-la, decidiu fazer sua abertura pessoalmente, na primeira visita papal à América Latina.

Após a aprovação e convocação pontifícia, iniciou-se a preparação para a Conferência. O tema oficial, definido e aprovado pelo Papa, foi A Igreja na atual transformação da América Latina à luz do Concílio Vaticano II. A partir desse ponto, uma comissão de estudo foi organizada para refletir o tema e elaborar um texto base que, do ponto de vista teórico, prepararia a Conferência. Na prática, porém, o espírito de Medellín foi forjada sob a égide de uma série de encontros e articulações do episcopado em nível continental que emprestaram força à um evento nas dimensões da II Conferência. Entre vários pode-se citar o encontro sobre a Educação, no Equador, em junho de 1966; Sobre pastoral Missionária na Colômbia, abril de 1968. Ou ainda, as assembleias sobre desenvolvimento, integração latino-americana e pastoral social, em outubro de 1966 na, Argentina e em março de 1968 no Brasil; por fim, o primeiro encontro latino-americano de catequese realizado em Medellín, em agosto de 1965, antevéspera da Conferência.

Continue lendo no PDF

Data de Recebimento: 22/06/2018
Data de Aprovação: 05/08/2018

Sobre o autor
Reuberson Ferreira
Reuberson Ferreira

Religioso e sacerdote Missionário do Sagrado Coração. Mestre em Teologia PUC/ SP. Especialista em Teologia, história e Cultura Judaica pelo Centro Cristão de Estudos Judaicos (CCEJ - SP) e em Docência do Ensino Super...

Deixe o seu comentário
Editorial
05/05/2018

O número atual de Ciberteologia dedica-se de modo especial ao tema que propôs o titulo do editorial: Medellín e a realidade atual.

  • Artigos
    10/12/2018

    Um estilo bonapartista, claro que no jeitinho bem brasileiro, poderá ser a marca, do governo de Jair Bolsonaro. Seus assessores buscarão forjar a imagem que o consagrou nas urnas. O estilo militar de um homem de poucas palavras, parcos sorrisos, pouco senso reflexivo e de alguém que tem soluções para tudo e a todos...

    12/12/2018

    A reflexão investiga o possível significado atual dos ensinamentos da Conferência de Medellín. Para tanto, distingue, o carisma, o projeto e a tradição contidos no conjunto do evento eclesial. O exercício de discernimento da objetividade textual e do projeto emanados de Medellín se tornam indispensáveis para que se possa beber de seus ensinamentos nos dias de hoje.

    11/08/2018

    A Conferência de Medellín foi a rápida e criativa recepção do Vaticano II no continente latino-americano, onde a reflexão foi orientada para a busca da forma de presença mais intensa como bem diz o tema: A Igreja na atual transformação da América Latina, à luz do Concílio Vaticano II.

    10/05/2018

    O presente artigo visa apresentar como a atuação pastoral de Dom Paulo Arns na Arquidiocese de São Paulo (1970-1988) estava em sintonia com a mudança de concepção missiológica a partir do Concílio Vaticano II, que não se reduz a uma modernização do catolicismo, mas é fruto de uma hermenêutica de volta as fontes na qual se identifica a capacidade do Evangelho em ser moderno.

    16/11/2018

    A Teologia Comunicativa não é uma teologia de gabinete. Ao contrário, originou-se, há mais de 25 anos, da tentativa de Bernd Jochen Hilberath e Matthias Sharer de aplicarem o método de Interação Centrado em Temas da psicoterapeuta alemã Ruth Cohn em programas de formação teológica e educação continuada, atividades pastorais e educação religiosa nas escolas.

    20/06/2018

    Diante de uma dupla e consensual constatação de que a Igreja vive o necessário momento de renovação e que isso reivindica uma desafiadora fase de reformas, de ânimo novo e de um processo de saída, entende-se que a alternativa encontra-se no caminho da sinodalidade. Nele está contida a resposta para um novo e sistematizado momento da evangelização.

    01/12/2018

    O presente artigo apresenta uma reflexão inicial sobre o voto evangélico no candidato Jair Bolsonaro, eleito presidente da República. O texto interroga sobre as relações entre política e religião nesse caso concreto e apresenta os números das opções políticas evangélicas.

  • Resenhas
    15/12/2018

    Resenha: SORGE, Bartolomeu. Breve Curso de Doutrina Social. São Paulo: Paulinas, 2018.

  • Notas
    26/11/2018

    A intencionalidade deste breve artigo é abrir um diálogo com a tese de Doutorado de Célia Maria Ribeiro, intitulada O Espirito do Pastor: A espiritualidade inaciana no ministério do Papa Francisco. A tese oferece informações preciosas sobre a vida, o ministério e a espiritualidade que ilumina ministério petrino de Francisco.

    30/08/2018

    Na páscoa de 1955, morria em Nova York o jesuíta, Pe. Pierre Marie Joseph Teilhard de Chardin, com 74 anos. Incompreendido na esfera eclesiástica de seu tempo, tratado como um místico sonhador pelos meios científicos, é reconhecido na atualidade não só como um profeta da evolução, mas também como um dos pensadores mais avançados da comunidade cristã mundial, pois elaborou na primeira década do século XX as suas impressões sobre a concepção crística do cosmo...

    30/05/2018

    Os fatos aqui comentados não seguem uma ordem cronológica de acontecimentos. São fatos, porém, que mostram como as autoridades eclesiásticas se ocuparam da Santa de Aparecida. Primeiro, para reforçar a tendência religiosa devocional de uma realidade humana que ainda não podia considerar-se povo e buscava sua identidade cultural.

A PHP Error was encountered

Severity: Core Warning

Message: PHP Startup: Unable to load dynamic library '/usr/lib/php/20151012/pdo_sqlsrv.so' - /usr/lib/php/20151012/pdo_sqlsrv.so: undefined symbol: php_pdo_register_driver

Filename: Unknown

Line Number: 0

Backtrace: