Nome da
OBSERVATóRIO

ISSN: 1809-2888
Nota de apoio ao Papa Francisco
09/10/2018

Nós, do Observatório Ecclesia Semper Reformanda, manifestamos publicamente nosso apoio, orações e fidelidade ao amado Papa Francisco frente à campanha caluniosa promovida por um cardeal, um ex-núncio apostólico e alguns prelados apoiados por grupos ideológicos fundamentalistas. Sabíamos desde a eleição em 2013 que a Reforma necessária em nossa Igreja Católica enfrentaria não pequenas dificuldades e oposições. 

A perseguição sofrida pelo Papa Francisco é decorrente de sua clara opção pelo Reino e pelos pobres do mundo. Perseguem o Evangelho vivo de Deus. A ação pastoral do papa Francisco tem um eixo fundamental: cuidado e defesa intransigente das crianças, migrantes e refugiados. 

A última bem-aventurança do Evangelho é, portanto, aplicável diretamente: “Felizes os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o Reino do Céu (Mt 5,12)”. O próprio papa propôs essa lição lúcida na Gaudete et Exsultate n. 94: “Abraçar diariamente o caminho do Evangelho, mesmo que nos acarrete problemas: isso é santidade”. 

Assim, nós, por fidelidade ao Mestre Jesus, e em comunhão com o Papa Francisco, manifestamos nosso compromisso através das pastorais, dos serviços, de nosso trabalho intelectual em favor da esperança dos pobres contra os ídolos e sistemas da morte. Queremos denunciar tudo quanto impede o Reino de Deus na terra. 

Aceitando a lógica da cruz, professamos a vitória da Ressurreição.   
Por isso rezamos/cantamos ao nosso pai espiritual, bispo de Roma com essa melodia do Luiz Augusto Passos, entoada com fervor nas periferias e igrejas da América Latina: “Canta Francisco, com a voz dos pobres/ Tudo que atreveste a mudar /Canta novo sonho, sonho de esperança/ Que a liberdade vai chegar/ Canta Francisco, com a voz dos pobres/ Tudo o que atreveste a mudar / Canta novo sonho, sonho de menino / Novo céu e terra vai chegar”.
Rezamos por Francisco. Cremos em seu testemunho e em sua alegria! 
Que o Espírito Santo continue a fortalecê-lo e a revigorá-lo na misericórdia de Deus.
Seguem-se as assinaturas dos membros:
Alex Vilas Boas, 
Alzirinha Rocha de Souza, 
Pe. Antonio Bogaz, FDP,
Pe. Benedito Ferraro, 
Pe. Júlio Renato Lancelotti, 
Pe. Donizete José Xavier, 
Pe. Edelcio Serafim Ottaviani, 
Carlos Signorelli, 
Celso Pinto Carias, 
Dom Angélico Sândalo Bernardino, 
Eulálio Avelino Pereira Figueira, 
Fernando Altemeyer Junior, 
João Décio Passos, 
João Henrique Hansen, 
Pe. José Oscar Beozzo, 
Ir. Luzia Sena, FSP,
Ir. Vera Ivanise Bombonatto, FSP,
Lucas Henrique dos Santos,
Pe. Frei Márcio A. Couto, OP, Pe. Frei Luiz Augusto de Mattos, OSA,
Pe. Reuberson Rodrigues Ferreira, MSC
Maria Cecília Domezi, 
Maria Helena Arrochelas, 
Mariane de Almeida Silva,
Wagner Lopes Sanchez, 
Welder Lancieri Marchini e 
Wellington da Silva Barros.

São Paulo, 10 de setembro de 2018. 



Sobre o autor
Deixe o seu comentário