O conceito de lei natural na teologia Paulina | Post | Ciberteologia - Revista de Teologia e Cultura

Conteúdo

Home / Todos / Artigos / O conceito de lei natural na teologia Paulina

O conceito de lei natural na teologia Paulina

Imagem: Arquivo Paulinas

 

Na teologia paulina a temática da Lei constitui um dos temas centrais. Contudo, para compreender a base epistemológica de Paulo é necessário ter em mente que em sua formação recebeu influências tanto judaicas quanto helênicas. Ele nasceu em Tarso, na Diáspora, lugar de sincretismo entre estas culturas,2 e foi educado “aos pés de Gamaliel na observância exata da Lei” (At 22,3). Portanto, entenderá a lei em dois sentidos, um estritamente judaico e outro influenciado pelo helenismo, a saber: a Lei veterotestamentária e a Lei natural. Mas, para poder efetivar esta distinção e compreender o lugar que ocupa na Teologia paulina, é necessário compreender o evento de Damasco e seus desdobramentos nas convicções centrais e no esquema soteriológico estruturado pelo apóstolo.

 

Para continuar lendo este artigo, faça o download do pdf abaixo. Se deseja ler outros textos referentes a esta temática, acesse aqui.

BAIXAR PDF

Mais Conteúdos

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa [Política de Privacidade], o que pode acarretar no tratamento de dados pessoais. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.