A fé comum na diferença das interpretações | Post | Ciberteologia - Revista de Teologia e Cultura

Conteúdo

Home / Todos / Resenhas / A fé comum na diferença das interpretações

A fé comum na diferença das interpretações

Imagem: Juliene Barros - Paulinas-COMEP

 

Ao chegarmos ao final de um longo e sinuoso caminho, não é exagero tentar esclarecer seu resultado fundamental. Um resultado que, como o enunciado do título indica, apresenta um caráter claramente dialético. Por um lado, a reflexão procurou mover-se sempre dentro daquela compreensão prévia comum da qual, de um modo ou de outro, partem todos os que se ocupam da ressurreição (por esse motivo, dão por suposto que tratam do mesmo assunto). Por outro, ela esteve durante todo o tempo consciente de que o aparentemente “comum” está desde o início — e necessariamente — traduzido de acordo com os padrões das interpretações concretas. A interpretação apresentada neste livro é uma delas. Por isso ela se esforçou, durante todo o tempo, em mover-se dentro da fé comum e ao mesmo tempo não ocultou nunca a sua liberdade para elaborar a sua peculiar proposta dentro da diferença teológica.

 

Palavras chaves: Fé, diferença, Bíblia, A Bíblia, interpretações.

 

Para continuar lendo este artigo, faça o download do pdf abaixo. Se deseja ler outros textos referentes a esta temática, acesse aqui.

BAIXAR PDF

Mais Conteúdos

Resenhas

Beba da fonte

  • 01 Fevereiro 2024
Resenhas

O Nascimento do Cristianismo

  • 01 Janeiro 2024
Resenhas

A Bíblia

  • 01 Outubro 2023
Resenhas

Introdução ao Novo Testamento

  • 01 Agosto 2023

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa [Política de Privacidade], o que pode acarretar no tratamento de dados pessoais. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.