Beba da fonte | Post | Ciberteologia - Revista de Teologia e Cultura

Conteúdo

Home / Todos / Resenhas / Beba da fonte

Beba da fonte

Imagem: Cathopic

 

Hoje em dia, fala-se muito em mística. O que é mística? E como entendê-la na cultura atual de pluralidade religiosa e teológica e do diálogo inter-religioso? “[…] as experiências místicas das diferentes tradições religiosas continuam sendo experiências de comunhão com Deus e de conhecimento de Deus por experimentação.” E qual é a característica da experiência mística no cristianismo? “[…] é a experiência de um Deus encarnado. Fora deste dado central e absolutamente necessário, não há cristianismo.” Significa que jamais encontraremos a comunhão com Deus e o amor e o conhecimento de Deus fora da realidade, fora de nossos relacionamentos, fora das experiências, prazerosas e dolorosas, de nossa vida pessoal e social, fora de nossas lutas por uma sociedade de iguais, respeitosa da variedade de pessoas, povos e culturas. Mesmo tendo experiências de Deus comuns ou semelhantes com as de outras tradições, nossa referência principal, como cristãos, será sempre Jesus Cristo. É por meio dele que somos mergulhados na comunhão da Santíssima Trindade, no mistério de Deus, ao mesmo íntimo e insondável, inefável, infinito.

 

Palavras-chave: Liturgia, fonte, espiritualidade.

 

Para continuar lendo este artigo, faça o download do pdf abaixo. Se deseja ler outros textos referentes a esta temática, acesse aqui.

BAIXAR PDF

Mais Conteúdos

Resenhas

O Nascimento do Cristianismo

  • 01 Janeiro 2024
Resenhas

A Bíblia

  • 01 Outubro 2023
Resenhas

Introdução ao Novo Testamento

  • 01 Agosto 2023

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa [Política de Privacidade], o que pode acarretar no tratamento de dados pessoais. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.