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O Documento de Aparecida: uma proposta teológica

Imagem: Pixabay

 

A V Conferência Geral do CELAM, reunida em Aparecida (São Paulo-Brasil) em maio de 2007, embora tenha-se posicionado ofi cialmente em continuidade com pelo menos três das conferências anteriores, comporta uma novidade teológica que vale a pena destacar. Teriam os bispos representantes do episcopado latino-americano, no clima pluralista em que vivemos, proposto como fundamento da evangelização da América Latina e do Caribe uma teologia diversa da que sustentaram e alimentaram as conferências anteriores? Antes de formular uma resposta para a questão, parece-nos indispensável tentar esclarecer as bases teológicas em que se apóiam as orientações pastorais assumidas pelo Documento de Aparecida. Sem pretender entrar em minuciosas considerações — que viriam, a nosso ver, afi nar a tese do pluralismo — convém analisar a teologia explícita lembrada no início de cada subdivisão, sublinhando o que parece constituir novidade em relação aos princípios da pastoral corrente, pelo menos no Brasil, e que remontam às conferências anteriores. Veremos assim, inicialmente, a questão do método e do espírito, que marca a forma de conceber a missão dos bispos. Trataremos, depois, da confi guração com Cristo e da comunhão como características centrais do discipulado e da missão de cada um dos fiéis e da Igreja no seu conjunto, a partir de uma espiritualidade do encontro pessoal com Jesus — queremos ver Jesus — espiritualidade, portanto, interpessoal, que oferece o ensejo de ser integrada numa perspectiva trinitária e numa missão marcada pela promoção da vida, orientada, portanto, para a salvaguarda da dignidade da pessoa humana e da família, inserida no seio da comunidade humana, graças, sobretudo, ao empenho missionário dos cristãos que vivem no mundo, os leigos.

 

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